Database : HANSEN
Search on : ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE [Subject descriptor]
References found : 6 [refine]
Displaying: 1 .. 6   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 6 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Id:17580
Author:Nardi, Susilene Maria Tonelli
Title:Incapacidade fisicas durante o tratamento dos pacientes com hanseniase em dois municipios do Estado de Sao Paulo ?-
Source:Sao Jose do Rio Preto; s.n; 2004. xii-86 p. tab, graf.
Thesis:Present for Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto presented for the degree Mestre.
Abstract:A avaliacao periodica de prevencao de incapacidades fisicas e parte integrante do acompanhamento do paciente com hanseniase. O objetivo deste estudo foi verificar a evolucao das incapacidades de pacientes atendidos em dois servicos com frequencias de avalicao diferentes. Trata-se de estudo retrospectivo do tipo coorte historico de 30 e 98 pacientes atendidos em Jose Bonifacio, SP e Sao Jose do Rio Preto, SP respectivamente, com avaliacao no inicio e fim do tratamento, no periodo de Janeiro a Dezembro de 1999. Foram criados seis indices para avaliar a evolucao das incapacidades, comparando o resultados no fim do tratamento com o obtido na avaliacao inicial. Apresentaram algum tipo de incapacidade do diagnostico todos os casos multibacilares e 86,7% dos paucibacilares em Jose Bonifacio; e em Sao Jose do Rio Preto, 75% dos multibacilares e 59% dos paucibacilares. Os indices de incapacidades no nariz e de forca dos membros superiores e inferiores mostraram que estas incapacidades foram pouco frequentes; e melhoraram ou mantiveram-se inalteradas, ao longo do tratamento, nos dois municipios. Houve uma evolucao das mais satisfatoria para Sao Jose do Rio Preto, comparando a Jose Bonifacio, no indice geral, no indice do olho, no indice da sensibilidade do membro superior. Para os demais indices a evolucao foi satisfatoria, nos dois municipios, nao permitindo comparacao na aplicacao dos testes estatisticos. A avaliacao regular e adequada, tanto na investigacao quanto no monitoramento das funcoes neurais, podem evitar a evolucao dos comprometimentos causados pelo dano neural da hanseniase, principalmente nos olhos, nas variaveis que dizem respeito a sensibilidade dos membros superiores e no indice geral (AU).
Descriptors:HANSENIASE/compl
HANSENIASE/diag
HANSENIASE/prev
SERVICO HOSPITALAR DE ADMISSAO DE PACIENTES/clas
SERVICO HOSPITALAR DE ADMISSAO DE PACIENTES/estatíst
SERVICO HOSPITALAR DE ADMISSAO DE PACIENTES/util
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
Limits:HUMANO
Location:BR191.1; WC335.604, N166i


  2 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17264
Author:Carvalho, Gustavo Azevedo
Title:Incapacidades físicas de mãos e pés em pacientes com hanseniase apos PQT atendidos no plano piloto de Brasilia ?-
Source:Brasilia; s.n; 2003. xvii,125 p. ilus, tab, graf.
Thesis:Present for Universidade de Brasilia. Faculdade de Ciencias da Saude presented for the degree Doutor.
Abstract:O problema da hanseniase não se limita somente a cura bacilifera do doente, considerando que as incapacidades fisicas que ela pode gerar, são um dos fatores mais estigmatizantes da doença. Com a mudança do regime terapeutico de poliquimioterapia de 24 para 12 doses, surgiu a necessidade de se conhecer melhor como se comportam os individuos em relação a suas incapacidades fisicas e surtos reacionais no periodo em que não estão mais sob o regime de tratamento. Por meio de uma coorte de pacientes, buscou-se verificar a prevalencia de incapacidades fisicas de mãos e pes, no momento da alta e um ano apos a alta medicamentosa. Foram avaliados 55 individuos que foram atendidos em tres centros de referencia no tratamento de Hanseniase, no plano piloto de Brasilia. A presença de incapacidades fisica grau I foi a mais frequente um ano pos-alta (29,1%), e segundo a forma clinica, foi maior entre os Dimorfos (56,3%) e Virchovianos (43,8%). Entre os pacientes com grau II de incapacidade, 75% estavam entre estas duas formas bacilares. Quanto aos surtos, eles ocorreram em 60% dos pacientes, especialmente nas formas Dimorfa (36,4%) e Virchowiana (48,5%). A alteração de sensibilidade foi a manifestação mais frequente (29%), seguida de garra de membros superiores (7,3%) e lesões troficas (5,5%). Cerca de 18% dos pacientes evoluiram do grau 0 para o grau I e 31,2% do grau I para o grau II de incapacidade. Um ano apos a alta, 14,5% dos pacientes estavam classificados em grau II de incapacidade fisica, tendo ocorrido uma piora do grau de incapacidade entre 25,4% dos pacientes no periodo estudado. Sugere-se um acompanhamento interdisciplinar apoa a alta destse pacientes, principalmente nas formas clinicas multibacilares e que ja apresentem no momento da alta algum grau de perda sensitiva. Ha necessidade de uma melhor conceituação dos graus de incapacidade para que seja desenvolvido um melhor controle de casos. (AU).
Descriptors:HANSENIASE/diag
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
Limits:RELATO DE CASO
Location:BR191.1; WC335.102.35, C253i


  3 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17263
Author:Costa, Ana Lúcia França da
Title:Hanseníase: incapacidades físicas após poliquimioterapia no período de 1994 a 1998 em Terezina, Piauí, Brasil ?-
Source:Terezina; s.n; 2002. 62 p. ilus, tab, graf.
Thesis:Present for Universidade Federal do Piauí presented for the degree Mestre.
Abstract:A hanseníase, doença crônica que acomete pele e nervos periféricos, é um dos mais antigos males da humanidade. As deformidades que causa são responsáveis por estigmas e tabus que ainda hoje persistem. A contribuição da poliquimioterapia (PQT) na diminuição da prevalência da doença no mundo é aceita por todos especialistas da área. Mas, qual a situação dos pacientes que receberam alta após tratamento com poliquimioterapia em relação às incapacidades físicas? Neste estudo procurou-se investigar a prevalênica e a evolução dessas incapacidades em pacientes com hanseníase, que receberam PQT, no período de 1994 a 1998, em Teresina, Piauí, Brasil. Por meio de amostragem probabilística sistemática, constituiu-se uma amostra de 617 desses pacientes. Nesta foi aplicada um inquérito de morbidade em duas etapas: teste de rastreamento e subseqüentemente avalição clínica de incapacidade. A amostra final foi de 319 pessoas, sendo 161 do sexo masculino e 158, do feminino. As idades variaram de 6 a 94 anos, com idade média de 43, 19 anos. De 135 pacientes avaliados segundo o grau de incapacidade (OMS/1988), 30,4 por cento apresentaram incapacidade. Destes, 63,4 por cento pacientes tinham grau 1 e 36,19 por cento, grau 2. De 17 pacientes, que apresentaram grau 0 no momento do diagnóstico, 88,2 por cento evoluíram: 70,5 por cento para o grau 1 e 29,5 por cento para o grau 2. De 15 pacientes que tinham grau 1 no diagnóstico, 73,3 popr cento mantiveram-se no grau 1 e 26,7 por cento evoluiram para o grau 2. Finalmente, de 8 pacientes que apresentaram grau 2 ou 3 no diagnóstico, 25 por cento regrediram para grau 1 e 75 por cento mantiveram a graduação anterior. O tempo médio (em anos) de evolução desde o diagnóstico até a avaliação atual (1994-2201) foi de 4,32 anos, com período máximo de 9,79 e mínimo de 2,08 anos. A prevalênica de incapacidades físicas em pacientes com hanseníase após tratamento com PQT, foi de 12,8 por cento. Houve agravamento do grau de incapacidades em 28,8 por cento dos pacientes examinados. Os idosos, os homens, e os pacientes multibacilares apresentaram maior risco para o desenvolvimento de incapacidades. (AU).
Descriptors:HANSENIASE/compl
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
Limits:RELATO DE CASO
Location:BR191.1; WC335.102.35, C823h


  4 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17242
Author:Rosa, Ricardo Santaella
Title:Levantamento de incapacidades em pacientes hansenianos do Municipio de Catanduva, SP- 1.986 ?-
Source:Ribeirão Preto; s.n; 1987. [170] p. tab, graf.
Thesis:Present for Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto presented for the degree Mestre.
Abstract:Foram examinados, durante o ano de 1986, no Centro de Saúde I "Dr. José Perri" de Catanduva - SP, 190 hansenianos (85,7% do total de pacientes registrados) com o propósito de se avaliar a presença e o grau de incapacidade física. Os pacientes eram de ambos os sexos, com ligeiro predomínio para os homens (57,9%), com idade variando de 9 a 90 anos (média de 50,7% + ou - 16,8 anos e mediana de 51,5 anos). Todos os pacientes foram submetidos a um questionario elaborado para este fim e tiveram sua incapacidade física avaliada, e o´índice de incapacidade calculado segundo o modelo da OMS de 1969, proposto por Bechelli & Martinez Dominguez. As 13 Unidades Sanitárias pertencentes ao ERSA-30 foram avaliadas com o propósito de se levantar os recursos existentes, na atualidade, voltados para as medidas de prevenção de incapacidades físicas e de reabilitação do paciente hanseniano. A incapacidade física foi relacionada com as variáveis como sexo, forma clínica, idade, grau de instrução, renda mensal, tipo de trabalho, tempo de evolução e de tratamento da doença, intervalo de tempo entre o início da doença e o início do tratamento e presença de reação, e submetidas à análise estatística pelo método do qui-quadrado. O teste de significância de Fischer foi utilizado pra análise do coeficiente de correlação de Person. 69,5% dos pacientes apresentaram algum grau de incapacidade. Considerados somente as lesões de mãos e pés, esta proporção foi de 53,7%. A grande proporção de pacientes com comprometimento ocular (47,9%) deveu-se, principalmente, a patologias que aparentemente não se relacionam com a hanseníase, fazendo com que o índice de incapacidade também fosse calculado considerando-se somente as lesões dos membros (mãos e pés). As diferenças encontradas entre os sexos-maior proporção para as mulheres, com avaliação ocular e maior para os homens, sem avaliação ocular - não foram estatisticamente significantes...(AU).
Descriptors:HANSENIASE/compl
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
Limits:RELATO DE CASO
Location:BR191.1; WC335.102.35, R71l


  5 / 6 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:3110
Author:Monteiro, Lilian Grace
Title:Estudo das alteraçoes oculares em hansenianos de controle ambulatorial ?-
Source:Belo Horizonte; s.n; 1991. 117 p. tab.
Thesis:Present for Faculdade de Medicina presented for the degree Doutor.
Abstract:We examined 997 leprous outpatients, 528 of wich (53,0 por cento) were of the lepromatous type 199 (20,0 por cento) of the borderline type, 167 (16,8 por cento) of the tuberculoid type and 103 (10,3 por cento) of the indeterminate type. 579 (58,1 por cento) were male and 418 (41,9 por cento) were female, 314 patients (31,5 por cento) showed ocular adnexa lesions and 389 (39,0 por cento) showed ocular lesions. Ocular manifestations were more common in lepromatous leprosy and increased according to the age of the patients and the duration of disease. Evebrow madarosis (211 cases, 21,2 por cento) was the commonest lesion of the adnexa and iris atropy (255 cases, 25,6 por cento), the commonest ocular lesion. Sight threatening lesion, such as lagophtalmos (2 cases, 1,2 por cento), corneal anesthesia (121 cases, 12,1 por cento) and corneal ulcers (2 cases, 0,2 por cento), acute iritis (2 cases, 0,2 por cento) and chronic iritis (6 cases, 0,6 por cento) were rare findings. This low incidence of sight threatning lesions was in part considered to be due to the early systemic treatment(AU).
Descriptors:HANSENIASE
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
INFECÇOES OCULARES
INFECÇOES OCULARES
Location:BR191.1; WC335.810, M764e


  6 / 6 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Id:76
Author:Thangaraj, R. M
Title:A manual of leprosy ..-
Source:New Delhi; Leprosy Mission; 1983. 405 p. ilus.
Descriptors:HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
ESTATISTICAS DE SEQUELAS E INCAPACIDADE
EDUCAÇAO EM SAUDE
Location:BR191.1; WC335.102, T329m



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information